O consumo sustentável nas famílias

Posted By on fev 5, 2015 | 0 comments


O consumo sustentável nas famílias
O consumo sustentável nas famílias j

O consumo sustentável dentro das famílias

Hoje o consumo excessivo de muitas famílias faz com que seus filhos adotem uma postura em consumir e futuramente se tornam jovens endividados (já falamos sobre isso em outro texto).

Mas essa não é a única questão. Muitas famílias estão deixando de lado afetos como amor, dedicação, paciência e trocando por brinquedos, celulares, tablet. Essa é uma realidade, a dita cultura do consumo que são hábitos cotidianos em comprar para satisfazer vontades.

Mas como mudar essa situação? Se diariamente somos bombardeados pela mídia que através da publicidade insiste que devemos comprar tal produto para nos sentimos felizes.  É aí que a família cai nessa.

O que é o consumo sustentável?

Através do consumo sustentável busca-se reduzir os impactos causados pelos processos produtivos sobre o meio ambiente. Essas atitudes começam com o exemplo dos pais para as crianças junto com a família.

Pais consumistas transformam crianças consumistas e jovens sempre aptos ao desejo de consumir e comprar. Por isso, a importância de modificar o pensamento das pessoas em querer consumir tanto.

consumo sustentável nas famílias

Por que essa prática deve começar cedo?

A consciência de um consumo sustentável deve começar cedo em casa com os pais. Evitar as crianças de assistirem muita televisão, pois é através dela que a publicidade acaba influenciando a criança a pedir algum brinquedo que viu na TV.

Importante ressaltar que cada criança é diferente. Por isso, é preciso oferecer plataformas tanto para as crianças como para os professores para construir o próprio caminho do ensino e da aprendizagem no meio em que elas vivem.

E é na escola e na comunidade que essas práticas sustentáveis devem ser exploradas. No âmbito familiar, a família vai passar os conceitos do que é preciso repensar e se realmente é importante comprar o produto desejado.

No âmbito da escola é necessário que tenha projeto onde as crianças possam se envolver, todas em conjunto, para reconhecer a importância de praticar o consumo sustentável. É nos projetos, ações e esclarecimento que elas encontrarão as respostas para o que está sendo realizado em casa com a família.

Já no âmbito da comunidade, é onde essas crianças e adolescentes podem colocar em prática o que foi ensinado em casa, repassado na escola e praticar na comunidade. Um exemplo, a coleta seletiva está acontecendo no bairro?

O consumo sustentável nas famílias

O que fazer para mudar?

Pequenas atitudes fazem muita diferença. Essas práticas já devem estar presentes nas escolhas do consumo diariamente. Desde fazer a correta separação do lixo a fazer uma compostagem para transformar os resíduos orgânicos em adubo.

Outra prática pode envolver o consumo de energia, como tomar banho mais rápido e desligar luzes. Optar em consumir alimentos da região e de feiras como frutas e verduras e assim incentivar uma alimentação saudável.

Não comprar impulsivamente. A família deve ser unida e dialogar sobre o que é necessidade. Se for mais importante comprar uma TV. Repensar sobre a prática de consumir e em vez de comprar um novo brinquedo, porque não inventar? Aproveitar outros materiais que tem em casa para fazer esse próprio brinquedo.

Os pais devem ter a conscientização de que o que eles ensinarão em casa, é o primeiro passo para a criança expandir depois. Uma família unida consegue buscar práticas sustentáveis juntas.

E ressaltar para as crianças e adolescentes que práticas assim ajudarão para um meio ambiente mais limpo e diminuição da poluição.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>