Equinos e os seus cuidados

Posted By on mai 7, 2016 | 0 comments


Equinos e os seus cuidados

Produzir cavalos saudáveis que dê ao seu criador um retorno financeiro esperado, só é possível se houver um cuidado na criação dos equinos. Somente o uso da ração por si só não é o suficiente. As práticas de manejo adequadas podem dar ao pecuarista bons resultados.
Se você almeja criar equinos saiba que estes precisam de cuidados. Se o seu objetivo for criar cavalos atletas, os cuidados são redobrados. Passamos aqui alguns cuidados básicos para quem vai, ou pretende criar equinos.

cavalos

Cuidados básicos: higiene

A alimentação não é o único cuidado que o pecuarista deve ter com a criação de equinos, a higiene e a limpeza também devem fazer parte da rotina. A escovação é o primeiro passo, pois sua pelagem deve estar sempre limpa. Por isso é necessário remover todas as sujeiras, para tirar aquele aspecto de borracha.
Ainda na parte da higiene, outro procedimento importante é a escovação que deve ser feita em movimentos anti-horários, a começar no pescoço e terminar na cauda. Já a parte das orelhas e nas narinas, o procedimento de limpeza pode ser feita com ajuda de esponja, mas sempre fazendo movimentos suaves para não assustar o animal.
Caso a crina embarace facilmente, o adequado é utilizar produtos que auxiliem na limpeza. Isso deve ser feito com a esponja e o cuidado é com os olhos e orelha no cavalo. No caso da sujeira em ferradura, poderá ser utilizado um o ferro de cascos (Rinetes), se pretende passar algum óleo é bom conversar com o veterinário antes.

Cuidados básicos: alimentação

cavalos1

A nutrição dos cavalos precisa ser bem equilibrada para que se tornem animais saudáveis e assim possam trazer os resultados econômicos esperados ao pecuarista. Neste sentido, se a produção de equinos for voltada para uma dieta balanceada é importante à presença de aminoácidos equilibrados.
A água abundante não pode faltar para os equinos. Ela deve ser sempre limpa e fresca. E também é necessário espaço para a prática diária de exercícios. Logo a ração deve ser distribuída de forma equilibrada, e se necessário é bom consultar um profissional para avaliar bem se a quantidade é a adequada para cada tipo de animal.
Lembrando que o sistema digestivo do cavalo é preparado para receber pouco alimento de vez. É importante que na dieta dos equinos tenha: hidratos de carbono, minerais, óleos e gorduras, fibras, vitaminas.
Outro fator importante é a quantidade de comida que vai variar muito de cavalo para cavalo, pois é levado em conta o seu peso e não volume. Deve-se dar ao cavalo duas vezes ao dia comida, o ideal seria três. Mas isso tudo depende da função que o cavalo desempenhar.
Foi possível perceber que o cuidado com equinos demanda tempo, por isso, torna-se necessário ter uma pessoa que seja capacitada e que cuide destes animais diariamente, ficando de olho em relação à alimentação e higiene.
A dieta do cavalo vai depender muito da função que ele ocupar, mas normalmente ele vai comer fibras, rações compostas, cereais, forragem. Precisa-se ter muito cuidado ao o que o cavalo vai ingerir, pois podem surgir algumas doenças advindas de um mau cuidado.

Informações gerais

● Chame frequentemente o veterinário para ver como estão os animais. Qualquer dúvida, não hesite em chamá-lo;
● Os equinos precisam de espaço para circular, caso contrário, se tornam obesos. Por isso, verifique bem se você tem este espaço para oferecer ao animal;
● Para prevenir doenças, é necessário fazer o controle de carrapatos dos cavalos;

Estas foram algumas informações. Os cuidados com os equinos são muitos. Por isso, é sempre necessário um profissional capacitado para cuidar dele.

 

Conheça Devanir Ramos – Leiloeiro Rural

pala_thumb

 

Guabi

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>