O bem estar dos jovens: uma busca por outras alternativas

Posted By on jan 27, 2015 | 0 comments


O bem estar dos jovens: uma busca por outras alternativasLifestyles


Sair para fazer festa. Beber muito, até passar mal. Experimentar drogas. Se relacionar com diversas pessoas numa noite. Essas são algumas das situações que acontecem hoje com os adolescentes e jovens nas baladas e festas.
Eles saem para divertir, mas voltam para casa acabados. Seja pela bebida, pelas drogas, pela má companhia. E se formos ver, será que eles realmente se divertiram? Esse é um fato que acontece todo final de semana em muitas regiões do país.
Mas e aí, como os pais vão tentar dialogar com esses jovens que já trabalham, são maiores de idade e responsáveis por sua vida? Esse diálogo já deve ser inserido quando eles ainda são pequenos. Na fase em que são passados os valores.

bem estar dos jovens brasil

Diversão e festa

Uma das opções é mostrar que não é apenas em festas que se pode divertir. A grande maioria não sabe os limites. Acham que a bebida deve fazer parte deste divertimento.
E muitos não se contentam em apenas com as bebidas. As drogas estão presentes em muitas boates do Brasil. Elas passam a sensação de bem estar, de alegria, prazer. Mas lembre-se são momentâneas, e assim que passar o efeito, passa a sensação de bem estar e tudo volta ao normal.

O jovem mudou

O jovem realmente mudou. Anos atrás o jovem casava-se cedo e então saia de casa. Hoje não. Aos 18 anos ele sai de casa para estudar, um bom motivo claro. Está se manifestando mais, as redes sociais são exemplo disso. Está participando ativamente de manifestações para buscar melhorias para o país.
Acompanhamos essa mudança. A tecnologia também acompanhou. Mas muitos jovens acabam esquecendo-se de cuidar de si. Do seu bem estar e da saúde. O sedentarismo é altíssimo entre os jovens aliado há horas em frente ao computador sem se exercitar.
E isso é uma fato preocupante. Jovens sedentários tendem a ser idosos com problemas. O sedentarismo não aponta apenas para uma saúde não muito boa e com problemas. Mas também está ligada a depressão, cada vez mais frequente nos jovens.

bem estar dos jovens

Eles acham que através de uma tela encontrarão bem estar, amigos, aprovação, até encontram por algum tempo, e esquecem da vida real lá fora. Já reparou como as praças, estão mais vazias? Onde estão os jovens que se encontravam para conversar? Estão em casa, muitas vezes sozinhos e conectados com o seu próprio mundo.
Uma boa noticia é que aos poucos os jovens estão percebendo que precisam de uma vida real, cuidar de si e buscar alternativas, para uma vida mais tranquila e saudável. E não são apenas nas bebidas, drogas que encontrarão.

Outras alternativas

Porque não mostrar que uma sessão de cinema em casa com os amigos, pode ser tão legal quanto sair? Essa é uma boa alternativa. Além de não sair de casa, e não gastar muito estarão em casa tranquilos se divertindo.
Outra opção é participar de ações que envolvem o bem estar de outras pessoas. Como caridade, doações. Além de estarem conhecendo outras pessoas, fazendo o bem a elas, estarão ajudando a si mesmo.

bem estar dos jovens família é tudo

Para quem gosta de música, participar de festivais, corais de cantos também ajuda, porque se conhece outras pessoas, pode a partir dali nascer a vontade de estar presente com a música e fazer dela o seu trabalho.
O esporte é uma boa saída sempre. Estamos cada vez mais vendo jovens envolvidos com esportes, seja no futebol, vôlei, natação, bicicleta, corrida. Esses esportes trazem bem estar e uma boa saúde. Campeonatos regionais de esporte estão se tornando comuns.

Praticar boas ações, como organizar a coleta seletiva do lixo, reunião mensal dos moradores do bairro, buscar ajuda de órgãos para implantar ciclovias, são ações que estão mobilizando muitos jovens.
São muitos alternativas para os jovens se divertirem. Divertimento não se encontra apenas em festas. Ele está na rua, em uma boa companhia, e numa boa ação.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Família é Tudo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo