Ler é a minha praia

Posted By on jan 10, 2015 | 2 comments


Ler é a minha praia

Se tem uma coisa que ninguém tira da gente é o conhecimento e para isto ler é fundamental. O incentivo a leitura é muito importante para formação de uma criança. Estimulando este hábito desde a infância é possível chegar à adolescência e à vida adulta com mais discernimento das informações, sendo capaz de se comunicar em qualquer canto do mundo.

família é tudo porquê é importante ler
Não existe uma fórmula, nem uma única forma de compreender a educação. Cada indivíduo precisa buscar o que é mais relevante para si. Existem milhares de meios de se informar, quem não gosta de ler – literalmente – pode optar por ouvir rádio ou assistir televisão, mas seja qual for o meio escolhido, jornais, revistas, livros, portais de notícia na internet, blogs de entretenimento ou programas de rádio, viva esta rica experiência.

Que a leitura vire rotina 

Entendendo Porqûe é importante ler

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos ligados à Educação, a leitura é capaz de desenvolver um vocabulário amplo e criativo, benéfico para vida pessoal e profissional. Só desta forma é que melhoramos o senso crítico de uma forma inteligente. Ler facilita a escrita e a grafia, ou seja, quem lê mais escreve melhor.

Muitos livros na fase de pré-alfabetização se assemelham a verdadeiros brinquedos – grandes, coloridos, com texturas, sons – desta forma o adulto tem a missão não só ser o mediador, ou seja, explicar o que significa tudo aquilo, como também dar emoção e entonação à história para que ela se torne real, interessante e prazerosa.

porquê é importante ler família é tudo o

É um desafio, mas este costume deve ser introduzido o quanto antes, reserve 20 minutos por dia, já é o suficiente. Além do mais esta experiência compartilhada só vai estreitar o vínculo familiar entre vocês.

Frequente livrarias, mas não compre muitos volumes para manter o hábito de voltar várias vezes. Deixe-os folhear livros livremente e incentive-os a inventar histórias. Quando estiver em público peça que as conte a outras pessoas para ampliar sua capacidade de comunicação. Dê o exemplo e leia também, nada melhor que ser um modelo. Aproxime-o e diversifique as atividades relacionadas à leitura com jogos, receitas, mapas para não se transformar em uma prática cansativa.

Para conquistar os pequenos leitores escolha temas atraentes de linguagem adequada para cada idade. Ninguém gosta de ser subestimado, por isso busque uma leitura de vocabulário acessível nos quais eles se identifiquem, assim eles se sentirão motivados a produzir seus próprios textos. Por isso é importante se ter contato com obras de diferentes estilos, divertidos, românticos, ficcionais, de conhecimento de outras culturas, para ampliar o leque do conhecimento.

familia é tudo porquê é importante ler r

Eventos culturais

Pensando justamente na disseminação da cultura, hoje em dia, contamos com diversas atividades profissionais relacionadas ao setor que reúne escritores, editoras e leitores assíduos. Mas nem sempre foi assim, este interesse desapontou primeiramente em Frankfurt, na Alemanha no ano de 1949.

Neste período difícil pós Segunda Guerra Mundial a cidade não só conseguiu anunciar novos horizontes econômicos, políticos e artísticos como se estabeleceu como a capital européia do livro, título que carrega até os dias de hoje. Este destaque mundial fez com que o evento cultural influenciasse outras nações nos anos seguintes.

A primeira Feira Popular do Livro brasileira nasceu em 1951, na praça da República, em São Paulo, em plena Era Vargas que impulsionava ações voltadas ao público de massa. Com o apoio da Câmara Brasileira do Livro, o projeto pioneiro adotou o nome de Bienal do Livro. Alinhada ao mercado artístico internacional, passou a conquistar um espaço cada vez maior na vida dos paulistanos tornando-se uma vitrine da indústria cultural brasileira.

A grande procura de migrantes pela literatura fez com que a feira se expandisse e chegasse a diversas cidades no país, com atrações cada vez mais envolventes para os apreciadores de um bom livro. Desta forma hoje é possível dizer que qualquer classe social tem acesso à leitura, em bibliotecas, pela internet ou na forma tradicional diretamente das livrarias, diferente da época em que emergiu, quando o setor econômico encontrava-se devastado pelos resquícios da guerra.

Viu como é importante ler?

Determinadas sensações só conseguem ser tocadas por meio da leitura. Ler é a minha praia, adote este lema de agora em diante e desfrute de emoções que só o livro pode proporcionar.  

Se gostou da nossa publicação, por favor comente abaixo e nos dê sua opinião e super importante para nós.

porquê é importante ler?

2 Comments

  1. Excelente tema, excelente conteúdo!!! Parabéns!!!

    Post a Reply
    • Obrigado Sandra!!!
      Em 21/01/2015 19:44, “Disqus” escreveu:

      Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Família é Tudo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo