Guiando seu filho através da pressão do grupo

Posted By on jan 5, 2015 | 0 comments


Guiando seu filho através da pressão do grupo


Guiando seu filho através da pressão do grupo

Guiando seu filho através da pressão do grupo 


Muitos pais cometem o erro de liberar seus filhos para fazer suas próprias escolhas no próprio momento em que são mais tentados a seguir a multidão.

Eu penso no incidente como quando eu considero os tipos de pressões que os adolescentes de hoje sentem de seus amigos. Nenhum de nós escapa da pressão dos colegas, mas este problema é particularmente grave durante a adolescência, quando as crianças já lutam contra um turbilhão de emoções e hormônios.

Guiando seu filho através da pressão do grupo
Muito poucos adolescentes têm a coragem de resistir à mistura. Eles não querem se destacar. O desejo de aceitação e aprovação de seus pares durante estes anos é tão intensa que muitos adolescentes acabam comprometendo seus valores à medida que seguem a multidão.

Uma pesquisa recente sobre adolescentes forneceu um vislumbre das pressões que adolescentes enfrentam hoje. Por exemplo:

37 por cento disseram que, nos últimos 30 dias, que tinha montado em um carro dirigido por alguém que estava bebendo ou usando drogas. 
66 por cento disseram que são sexualmente ativos. Desses, dois terços disseram que não haviam usado preservativo na última relação sexual. 
27 por cento admitiram ter pensado em suicídio durante os últimos 12 meses.
Guiando seu filho através da pressão do grupo
Alguns pais têm tanto medo dessas pressões que tentam proteger seus filhos da influência do mundo. Mas isso é uma meta impossível. Em algum momento, seus filhos vão começar tomar as suas próprias decisões sobre o que vão ser e os valores que eles vão viver. Eles precisam de sua ajuda para prepará-los para fazer boas escolhas quando esse dia chegar. Aqui estão algumas sugestões:

Em primeiro lugar, ajudar a preparar seus filhos para as escolhas que irão enfrentar. O erro que muitos pais cometem é deixar seus filhos livres para fazer suas próprias escolhas, sem ajudá-los a desenvolver suas convicções de antemão.

Como seus filhos se aproximam da adolescência, discutir como os amigos vão tentar influenciá-los em áreas como:

>  Mentir para os pais;

>  O consumo de álcool;

>  Saindo da casa durante a noite;

>  Furtos;

>  Usar drogas;

>  Iniciação sexual;

Discutir como reagir em cada situação. Por exemplo, configurar uma situação de role-play, em que são desafiados a passar uma tarde roubando lojas no shopping. Como eles devem responder? O que devo dizer?

Desafiar os seus filhos para serem líderes em vez de seguidores. Desafie-os a fazer suas próprias escolhas, de ser um “furo acima”, de influenciar os outros. Estou convencido de que nós não podemos deixar de desafiar os nossos jovens, hoje, com um padrão bastante elevado.

Eles são capazes de muito mais do que nós para lhes dar crédito.
Guiando seu filho através da pressão do grupo
Ensine o seu filho sobre os benefícios da justiça. Isso não é fácil para um adolescente entender. Eles sabem que vão ganhar popularidade e aceitação se adotarem os valores de seus pares, mas eles podem ser condenados ao ostracismo se não o fizerem. O cumprimento dessas metas exigirá um importante compromisso de sua parte, para buscar um relacionamento com seu filho. O ingrediente mais importante para ajudar os seus filhos lidar com a pressão dos colegas é uma relação vital com você.

De todos os erros que os pais podem cometer, talvez nenhum seja mais trágico do que afastando-se de uma criança quando ele entra na adolescência. Acho que muitos pais de adolescentes pensam que seu trabalho está feito. E não está!

Certa vez li algumas sábias palavras escritas por um adolescente: “Os pais precisam encher o balde de uma criança de autoestima tão alta que o resto do mundo não pode criar buracos suficientes nele para esvaziá-lo.” Essa é a missão dos pais.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *