O perigo das drogas

Posted By on mar 10, 2015 | 2 comments


O perigo das drogas

O perigo das drogas

As drogas já existem há muito tempo, elas são substâncias tóxicas que quando são introduzidas no organismo, agem em diversas funções, alternando o estado pleno do ser.

Você esta enganado pensando que as drogas estão presentes há pouco tempo. Elas já fazem parte da humanidade há mais de 5 mil anos, desde que o mundo é mundo. Em alguns casos é usada para o tratamento e cura de doenças, mas na grande maioria das vezes, ela é usada de forma inadequada, deturpando a mente de quem a usa.

Tipos de drogas

Existem inúmeros tipos de drogas. Algumas são naturais, encontradas em plantas. Mesmo tradadas como uma medicina natural e precisam ser ingeridas de forma adequada, casos contrários também viciam.

Podemos classificar as drogas como: Naturais, Sintéticas, Semi-Sintéticas e Inalantes.

No grupo das drogas naturais encontram-se: maconha, nicotina, cafeína, ópio, Psilocibina e Cogumelos Alucinógenos.

No grupo das drogas Sintéticas está o LSD,  Metanfetamina, Barbitúricos, Anfetaminas e Ecstasy .

No grupo das drogas Semi-Sintéticas esta: Morfina, Cocaína e Crack, Heroína, Merla e Oxi.

No grupo das drogas Inalantes encontram-se as bebidas alcoólicas, lança-perfume, boa noite cinderela, charuto, narquilé, etanol e cola de sapateiro.

perigo das drogas

O efeito das drogas

No início, as drogas são uma busca apenas pelo prazer. Elas satisfazem aquele que a escolhe. Mas os seus efeitos, dependendo do tipo, a curto ou longo prazo são devastadores. Além de causar problemas em todo organismo, elas afetam principalmente o sistema nervoso.

Mas o seu efeito não é apenas na saúde de quem optou pela droga, os efeitos são sentidos principalmente pela família e a sociedade que de certa forma ‘perdem’ alguém, pois esta pessoa que consome drogas nem sempre esta ciente se si.

Em longo prazo acontece a dependência química, onde quem consome a droga se vê viciado pela substância e não consegue viver mais sem ela. Quando chega neste estágio, muitas vezes estão deprimidos, longe da família, morando nas ruas (em consequência de roubar a própria família para comprar droga). Os familiares quando estão dispostos a ajudar decidem internar o mesmo.

Alguns efeitos causados pelas drogas:

  • Insônia;
  • Falta de apetite;
  • Lapsos de memória e diminuição da inteligência;
  • Dificuldades de relacionar-se;
  • Sérias complicações que afetam o sistema nervoso;

As drogas e os jovens

A droga é muito consumida pelos jovens. Muitos começam a experimentar apenas pela curiosidade, e esta curiosidade em pouco tempo já se torna um vício. É comum em um grupo de amigos alguém apresentar a droga e os outros se mostrarem curiosos e aceitarem o convite para experimentar.

Os adolescentes e os jovens, muitas vezes não estão madurados o suficiente e acabam embarcando nas drogas, ou seja, algo que não tem mais volta. Até motivos como depressão e estresse, faz com que muitos jovens experimentem as drogas e quando vão ver já não conseguem mais viver sem qualquer tipo de droga.

Os pais precisam ficar muitos atentos aos comportamentos das crianças, adolescentes e jovens.  Discutir com os filhos sobre as consequências que as drogas trazem. Por isso, o convívio em família é fundamental para a família aproveitar estes momentos e compartilhar amor.

perigo das drogas

Qual o perigo das drogas?

Além de causar sérios danos para a saúde de quem opta pela droga, o perigo encontra-se em toda a vida que este jovem pode passar. A droga age diretamente no comportamento da pessoa e esta se torna estressada, viciada, uma dependente química e a droga consequentemente, faz com que ela se afaste de quem realmente a ama, a família e os amigos.

Controlar a droga é muito difícil. Muitas vezes os pais cuidaram dos filhos, lhe deram amor e o jovem se perdeu no meio de sua caminhada. Mostrar a importância da fé também faz parte desse processo.

Se o seu filho encontra-se perdido em meio às drogas, existe a esperança de colocá-lo em uma clínica para que ele possa fazer o tratamento de reabilitação. Nunca perca a fé e a esperança. Existem inúmeros depoimentos de pais que conseguiram tirar os seus filhos das drogas.

Mostrar o caminho e construir uma família com base no amor e paciência pode ser um caminho. Um caminho que não é tão difícil assim, pois exige apenas um sentimento que é de graça e que possui tantos benefícios.

Angélica Weise , repórter de Santa Cruz do Sul (Rs)

2 Comments

  1. Olá! Eu poderia jurar que já estive neste blog antes, entretanto depois de ler este eu percebi que é maravilho para mim. Até logo.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Família é Tudo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo